Remendando Redes

Luciano em sua atividade diária, remendando redes

Luciano em sua atividade diária, remendando redes

Mudei-me recentemente para a Baía de Maracaípe, há 60 quilômetros ao sul da capital pernambucana, Recife. Morando ali e vendo todo o contexto cultural e social, estou cada vez mais encantada. Fico fascinada com a beleza natural do lugar e com os diversos aspectos da vida do pequeno vilarejo.

Meu vizinho, Luciano, é pescador. Sua dedicação para com as redes de pesca chama a minha atenção. Sua pesca é artesanal, e artística. Tendo a pesca como principal fonte de renda para sua família, ele sabe que não pode negligenciar a manutenção das redes, que sofrem diversas tensões e estresses durante a pesca. Às vezes, elas se prendem em rochas de corais ou são rasgadas por peixes mais pesados e resistentes. Frequentemente vejo as redes de Luciano esticadas numa área espaçosa. Ele retira algas e plantas enroscadas e depois avalia nó por nó, tece e faz remendos onde for preciso para poder retornar ao mar ao final do dia.

Quando Jesus encontrou Simão e os demais discípulos na praia do lago de Genesaré, em Lucas 5, era justamente essa atividade de lavar e remendar que os ocupava. As redes e sua manutenção cuidadosa têm toda importância para o pescador.

Em uma rede, um movimento social, cada nó dado significa um importante relacionamento entre pessoas e organizações. É importante avaliar o arranjo da nossa rede, reconhecer os aspectos que precisam ser remendados para que haja parceria e cooperação de forma que a causa da criança seja de fato contemplada. É interessante lembrar que esta manutenção era feita de forma coletiva pelos discípulos, não de forma solitária. Estar juntos e poder conversar, rever, reconectar com pessoas cujos sonhos compartilhamos é muito bom! Assim uma rede se alinha e se fortalece.

Foi isto que fizemos no Encontro Anual da Rede Mãos Dadas realizado em Campinas, SP, em março de 2012. Acreditamos que esta é uma prática essencial para o fortalecimento na nossa luta por vida, e vida em abundância para todas as crianças!

Que nas mãos de nosso Pai, não só a Rede Mãos Dadas, mas todas as redes cristãs, comprometidas com o reino de Deus, sejam remendadas e fortalecidas, e se tornem totalmente úteis para uma pesca maravilhosa e abençoadora!

Sobre o autor(a): Alison Worrall é representante da Rede Mãos Dadas no Nordeste