A pessoa que eu admiro

Quando Juraneide estava com três meses de gravidez de Álef, se separou de Evilázio e foi morar na casa de Rita e Abimael, onde trabalhava de doméstica. Ao Álef nascer, Rita e Abimael tornaram-se padrinhos e pais de criação.
Juraneide foi morar com a avó que precisava de seus cuidados deixando Álef com seus padrinhos. Alef só voltou a morar com a mãe depois que sua avó morreu. Foi morar no sítio Cipó, em Apodi (RN) e passou a cursar a 3ª série.

A matemática de Álef
Na 5ª série (2003) incentivado pelos professores João Dehon (Matemática) e Gessione Morais (História), da Escola Municipal Luordes Mota, Álef participou da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), e obteve a quarta colocação do estado. Esse resultado teve sabor de vitória para Álef, pois ele foi o primeiro aluno da escola pública a ganhar uma olimpíada de matemática. Além da medalha da OBM, ele ganhou também uma bicicleta como melhor aluno do colégio, por ter tirado as melhores médias em todas as disciplinas.

Em uma carta ao escritório da Visão Mundial, Álef afirmou: “Não quero ser visto como um aluno inteligente e sim como um menino simples e esforçado que sou, pois qualquer aluno que tivesse se esforçado como eu me esforcei teria ganhado.” Também afirmou: “Essas medalhas foram muito importantes na minha vida, pois eu me aproximei do meu pai, já que desde que nasci nunca tive contato com ele. Mesmo assim gosto muito do meu pai.”

Em 2004, na 6ª série, Álef participou novamente da OBM, e melhorou ainda mais o seu resultado, desta vez ficou na 1ª colocação em todo o estado do Rio Grande do Norte. Ele ganhou a medalha e vários outros prêmios. Porém o mais importante foi uma bolsa de estudos no colégio Santo Antônio Marista que fica na capital, Natal.

Apoio recebido
Álef é uma das 1.200 crianças patrocinadas pela Visão Mundial em Apodi. Ele já participou de diversas atividades proporcionadas pela organização. Uma dessas é o projeto Baú de Leitura, no qual ele se destacou pelas belíssimas histórias que escreveu. Para ele esse projeto contribuiu bastante para sua formação, já que o grande sonho de sua vida é ser escritor.

Hoje, Álef está morando em Natal na casa de seus padrinhos, está cursando a 7ª série no Colégio Marista e está se preparando para obter um bom resultado na OBM deste ano.

Antes de viajar, ele deixou uma outra carta agradecendo a Visão Mundial, por todo apoio e ajuda que lhe deu. Álef dedicou todos esses prêmios, primeiramente a Deus, a sua escola Luordes Mota, a seus professores João Dehon e Gessiane, a todos da Visão Mundial, a toda a sua família e principalmente a sua mãe, que tudo lhe tem de mais precioso em sua vida.

Sítio Cipó, Apodi (RN), 27 de abril de 2005. 

Nota:
Álef nos comunicou que recebeu mais duas medalhas no colégio que estuda. Ele também está dando aulas de reforço escolar para os colegas.

Para continuar o papo
Se você deseja conversar com o Álef, escreva para:
Rua do Rouxinol 8008
Cidade Satélite Bairro: Pitimbu 59067-350 Natal RN
Telefone: (84) 3218-5829

 

Autor: Antônio Marcelo Marinho Morais, dinamizador do Projeto Baú de Leitura.