ABIAH-OASIS: abrindo portas

Qual o formato da porta de entrada ao reino de Deus para você? Para as famílias carentes atendidas pelo PEPE (Programa de Educação Pré-Escolar) ela tem o formato de uma criança. É como se a única maneira de essas famílias esmagadas pela injustiça e pela desigualdade social contemplarem o amor de Deus fosse o trabalho de acolhimento que suas crianças recebem em mais de 60 PEPE’s espalhados no Brasil, em Moçambique, Paraguai, Uruguai e Chile.

A metáfora da porta é do pastor inglês Stuart Christine, que fundou o PEPE juntamente com sua esposa, Georgina. Eles são os representantes no Brasil da Associação Batista de Apoio ao Homem (ABIAH-OASIS), organização que desenvolve o programa.

O que é o PEPE?
O PEPE é um projeto que prepara crianças de 4 a 6 anos de idade que vivem em comunidades carentes para o ingresso no Ensino Fundamental, ou seja, desenvolve a chamada pré-alfabetização. O programa foi fundado em 1990 e possui atualmente cerca de 70 educadores e mais de 2.000 crianças matriculadas. No Brasil, o trabalho é realizado principalmente em São Paulo e no Nordeste. Além da educação, as crianças recebem também duas refeições diárias, já que geralmente chegam desnutridas ao projeto.

A principal parceira é a igreja
A grande diferença deste programa para outros que existem no Brasil é a parceria com as igrejas. Na verdade, “é a igreja local que executa o trabalho, nós apenas damos o treinamento”, explica Stuart. A ABIAH ensina como fazer, e a igreja faz. Para o pastor batista Renato Brilhante, o PEPE é excelente porque une evangelismo e ação social. “Alcançamos não só as crianças, mas também os pais; o hoje e o amanhã”.

Simples e barato
O programa é simples e barato. É simples, porque basta a matrícula para participar dele; não há muita burocracia. É barato, porque é um esforço conjunto com a igreja. A igreja local paga o salário dos educadores, o seu patrimônio físico serve como salas de aula e até os recursos didáticos são feitos com material reciclado, como papelão e garrafas. Cabe a uma equipe de pedagogos da ABIAH cuidar do treinamento mensal oferecido a todos os educadores, com técnicas pedagógicas, como letramento, dobraduras e dicas para contar histórias infantis.

As despesas da ABIAH são pagas por seus associados brasileiros e ingleses. “Isso exige um trabalho árduo de visitação às igrejas e contato por meio de cartas”, conta Lucineide Mota, coordenadora de Apoio aos Associados.

Os resultados mostram que todo esse trabalho vale a pena. No dia 19 de outubro de 2002, a ABIAH reuniu os PEPE’s de São Paulo para a tradicional “Celebração da Criança”. Mais de mil crianças estiveram presentes, com sorrisos contagiantes. É a prova de que a porta de entrada ao reino de Deus está realmente escancarada.

Parceria que deu certo:

ABIAH-OASIS
Apoio logístico, com orientações sobre como administrar o Programa de Educação Pré-Escolar (PEPE)

Igreja Local: 
Pagamento dos funcionários e despesas de implantação do projeto

Número de PEPE´s: 
São Paulo: 24
Nordeste: 26
Paraguai: 1
Chile:1
Uruguai: 1
Moçambique: 9

Nº de educadores: 70
Nº de crianças atendidas atualmente: 2.100

ABIAH-OASIS 
Rua Capoeirana, 14 Jd. Olinda 05765-19 São Paulo, SP
Tel: (11) 5842-6514 / 5844-4383 / abiah@abiah-oasis.org.br