fbpx

Ajudando o Adolescente a Lidar com o Álcool na Família

O abuso do álcool é um vilão quase que onipresente. É o parceiro fiel de quase todos os outros vilões que ameaçam a segurança e o bem estar de nossas crianças e adolescentes. Julgamos oportuno reproduzir abaixo o texto escrito por Alexandra Massey, publicado em Reaching Children at Risk, em fevereiro de 2001.

Imagine chegar em casa e ouvindo os gritos de alguém que você ama; ele está xingando e chutando você; depois o carrega à força para o quarto e o tranca lá dentro para passar a noite. Essa pessoa deixa você sozinho, não em segurança, mas preso em uma armadilha. Você não tem coragem de ir dormir porque sabe que corre perigo. Quando você finalmente adormece, começa a ter pesadelos que o fazem acordar sobressaltado.

Como os filhos lidam com o abuso do álcool na família, dia após dia? As crianças são obrigadas a construir uma armadura protetora em torno de si mesmas para conseguirem sobreviver — uma série de defesas que complementam perfeitamente o caos e traumas vividos.

Táticas de defesa podem assumir muitas formas diferentes: a fuga para o mundo da fantasia, o furto (que representa a tentativa de obter o que está sendo negado), o perfeccionismo (tentativa de viver a fantasia que a criança inventou para os pais). A criança pode também adquirir o hábito de mentir em toda circunstância porque falar a verdade é arriscado.

Os filhos de alcoólatras desenvolvem uma antena extraordinária. São capazes de ´pescar´ o humor dos adultos e antecipar o que vai acontecer logo em seguida. Eles tentam apaziguar os outros para se salvarem, mentindo ou fingindo-se invisíveis em situações ameaçadoras.

Com essas defesas, surge a fantasia de que podem controlar os outros. Uma criança assim pode fazer com que o pai a ame se ela agir como a mãe age com ele. Algumas crianças assumem o papel de pais e passam a cuidar do adulto. Muitas e muitas crianças trocam a infância pela tarefa de permanecerem vivas.”

Uma criança que convive com o alcoolismo chega à adolescência com vários problemas que dificultarão sua inserção na vida adulta como um ser humano equilibrado e feliz. Entendê-la é o primeiro passo para poder ajudá-la. As seis declarações ao lado são essenciais para o adolescente que luta contra as influências do álcool em sua família.

Sugerimos que você, leitor, faça cópias desse panfleto e distribua aos adolescentes na sua área de influência. Lembre-se que o alcoolismo aflige a todas as camadas sociais e que é uma doença camuflada. Você pode também entrar em contato com o ALATEEN do Brasil, descobrir um grupo na sua cidade e pedir que eles façam uma palestra para os seus adolescentes. Será uma grande surpresa para aqueles que enfrentam o problema descobrir que não estão sozinhos e que podem obter ajuda!

Retirado com permissão do jornal NACOA (National Association for Children of Alcoholics).
E-mail: nacoa@nacoa.org.uk

 

Autor(a): Alexandra Massey, é diretora da organização inglesa Adult Children of Alcoholics and Dysfunctional Families.