Dia 2: Separação das águas e do céu
Gênesis 1:6-8
Então Deus disse: “Haja um espaço entre as águas, para separar as águas dos céus das águas da terra”. E assim aconteceu. Deus criou um espaço para separar as águas da terra das águas dos céus. Deus chamou o espaço de “céu”.
A noite passou e veio a manhã, encerrando o segundo dia.
No primeiro dia, Deus criou a luz, e foi bom. No segundo dia, o Criador desenha um firmamento, um espaço, separando as águas e o chama de céu. O dia terminou, os céus foram criados e nomeados, mas Deus não os declara bons! Por quê? Deus não havia terminado o trabalho que precisava ser feito com as águas. Deus não declara o que está inacabado como bom. Isso não significa que o segundo dia foi um dia ruim ou uma perda de tempo, pelo contrário, Deus terminaria o trabalho nas águas no terceiro dia. E no terceiro dia ele declara o trabalho realizado como bom. Talvez haja uma lição aqui: correr apenas para realizar algo pode não ser a melhor maneira de fazer as coisas. Nos é permitido não terminar tudo hoje.
Quando as crianças estão brincando, geralmente estão criando coisas e imitando o mundo ao seu redor. Suas brincadeiras são um aprendizado criativo. Brincar é um processo de descoberta e interação com o mundo ao seu redor a uma distância segura. Em um sentido real, essas brincadeiras têm uma grande importância para as crianças, porque denotam uma tentativa de aprender sobre como participar e sobreviver em seu mundo..
As crianças têm que lidar com o abandono, a dor e toda a falta de sentido de nossas sociedades. Quando ensinamos a elas lições importantes sobre Deus e as coisas boas do mundo, é bom dar-lhes tempo para responder, com desenhos, pinturas ou alguma outra atividade. Quando não lhes damos tempo para elaborar e terminar sua resposta, não estamos apenas desvalorizando sua resposta, mas também desvalorizando nosso próprio ensino.
Nós, os adultos, também temos dificuldades de expressar e entender as adversidades da vida. Voltamos aos nossos problemas muitas vezes. De tal forma, assim como os adultos, as crianças podem querer trabalhar em um problema e uma lição, apesar da classe já ter mudado de assunto, Deus guardou o seu trabalho para o terminar no dia seguinte. Como adultos podemos também guardar o trabalho das crianças, permitindo que elas o retomem na sessão seguinte se assim o desejarem. Eles podem ter aprendido o que precisavam aprender e querer seguir em frente, ou podem desejar voltar ao desenho para finalizá-lo e torná-lo bom. Se cremos que Deus quer falar com as crianças, precisamos ser como o sacerdote Eli com o menino Samuel, e deixar Deus falar. Eli simplesmente conduziu Samuel naquela experiência de conversar com Deus (I Samuel 3:1-9).
Ore para que os cristãos valorizem as brincadeiras das crianças e o seu trabalho criativo. Ore para que educadores, pais e demais responsáveis tenham paciência, escutem as crianças, permitindo que elas decidam e possam finalizar suas criações. Ore para que as crianças possam ter coisas boas para imitar e modelar.
Ore para que os cristãos valorizem as brincadeiras das crianças e o seu trabalho criativo. Ore para que educadores, pais e demais responsáveis tenham paciência, escutem as crianças, permitindo que elas decidam e possam finalizar suas criações. Ore para que as crianças possam ter coisas boas para imitar e modelar.
Senhor, Criador dos céus e da terra, por favor, perdoe-me se eu atrapalhar o/a___________ em seus momentos criativos. Eu percebo que tu falas com as crianças nesses processos e talvez eu tenha me comportado como os discípulos de outrora quando Jesus os repreendia dizendo: “Não os impeça!” Ajude-me a observar silenciosamente enquanto tu trabalhas na vida do/a _________. Ajude-me a valorizar o que tem de bom, de misterioso e até as partes inacabadas na vida do/a _______.
Ajude-me a expressar meu amor incondicional e a minha admiração por ele/ela! O teu trabalho na minha vida ainda não acabou, o teu trabalho na vida dele/a também não!
- Por James Bruce Gilbert