Dia 6: “Eles se Dedicaram

Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos. (At 2.41-47, NAA)

Em Pentecostes, os judeus devotos à Lei de Moisés tornaram-se dedicados aos ensinamentos dos apóstolos, à comunhão e à oração. Devoção é algo mais forte do que um interesse passageiro. É ter um compromisso e estar disposto a empenhar recursos e tempo. Estes judeus viajavam durante dias, talvez semanas, para chegar à grande celebração estabelecida na Lei de Moisés. 

Eles empregavam seus pensamentos, modelavam suas ações, seguiam um ritmo de vida específico que demonstravam sua devoção. Agora, algo tinha realmente mudado, o Messias tinha vindo, seguido do Espírito Santo. Como judeus devotos, tinham honrado e seguido a Lei. Agora, passaram a depositar toda a sua confiança naquele que foi o cumprimento total da Lei, Jesus Cristo. 

Já não precisavam mais fazer sacrifícios, mas sim compartilhar o que tinham recebido com os outros. A grande tarefa era a de reformar as suas vidas em torno do ensino de Jesus: o resumo de todos os mandamentos é amar a Deus e amar o próximo como a si mesmo. 

Descobriram que as boas obras não traziam a salvação. Porque tinham se reconciliado com o Senhor, encontraram um novo ímpeto para tratar os outros com a mesma graça e amor que tinham acabado de receber de Deus. 

A sua conversão obrigou-os a compreender melhor quem Jesus era e por isso desejavam ouvir os ensinamentos dos Apóstolos.  O partir do pão, a comunhão e a oração se tornaram os seus atos cotidianos mais corriqueiros numa nova forma de exercer o domínio sobre o mundo como Cristo o fez, através do sacrifício e doação de si. 

Curavam, cuidavam dos pobres, expulsavam demônios, recebiam os órfãos, viúvas e estrangeiros, mostravam compaixão, estendendo a mão a leprosos, adúlteros, pecadores.

A devoção a Jesus, a atenção aos seus ensinamentos, a obediência aos comandos do Espírito Santo eram atraentes. E por isto, gozavam da simpatia do povo.

 

Hoje vamos orar por amor em ação.

 

Será uma oração muito curta: “Senhor, ensina-me a amar. Coloca-me em movimento, leva-me ao agir”.

Que pequeno gesto me sinto compelido/a pelo Espírito Santo a fazer em relação a
(                               ).
Passei estes últimos cinco dias em oração por ele/ela. Há algo que o Senhor deseja que eu faça por ele/ela agora?

Vá e faça-o. No poder do Espírito Santo!

 

  • Por James Gilbert.