Seja feita a vontade daquele que tem a maior boa vontade para com as crianças
Nos últimos dez anos o Dia Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco já mobilizou milhares de cristãos em todo o mundo para interceder em favor das crianças cujas segurança e condições básicas de sobrevivência estão ameaçadas. A Viva Network, criadora e promotora dessa iniciativa, estima que em 2004 mais de meio milhão de pessoas intercederam pelas crianças em mais de 90 países — um verdadeiro mutirão de oração, possível apenas por meio do livre acesso que temos ao Pai por meio de Jesus Cristo.
Um fato curioso é que 43,5% dos intercessores eram crianças com menos de 12 anos! Por isso, a organização preparou para 2005 um guia especial de oração para crianças.
A metodologia é simples: todo ano, a Viva Network prepara um pacote com informações sobre a situação das crianças no mundo, sugestões sobre como realizar um evento de oração e material de apoio. O dia escolhido é sempre o primeiro sábado de junho. No Brasil, o evento acontece durante todo o fim de semana (daí o nome “mutirão de oração”). O objetivo dessa pequena mudança é facilitar a realização de encontros de oração em ambientes de trabalho (sexta-feira), bem como nas programações das igrejas para o sábado e o domingo. O pacote criado pela Viva Network é traduzido e adaptado para o português e distribuído pela equipe de Mãos Dadas, com a ajuda de vários parceiros institucionais.
Unidade – Um dos grandes benefícios da oração é que ela nos une como filhos de Deus: barreiras são quebradas e a cooperação é potencializada. No Paquistão, por exemplo, o Dia Mundial ocasionou um encontro interdenominacional, cujo impacto foi sentido pelos líderes cristãos da região, uma vez que suas igrejas nunca tinham realizado algo em conjunto.
Obediência – É orando que percebemos o que é preciso fazer, assim como recebemos as orientações sobre como fazer. O êxito no resgate de crianças vítimas do trabalho escravo, objetivo de organizações como a International Justice Mission, depende dessas orientações. O trabalho da IJM na Índia inclui a coleta de evidências, a denúncia perante as autoridades e a vigilância para que a lei que proíbe o trabalho escravo seja cumprida. Com certeza a organização precisa de muita sabedoria, à medida que os algozes das crianças descobrem os objetivos da IJM e sua intenção de fazer a justiça prevalecer.
Transformação – A oração é a nossa maior esperança de transformação. Na Uganda, país africano grandemente afetado pela epidemia da aids, após um movimento nacional de oração coordenado pelas igrejas e uma campanha educacional realizada pelo governo, o índice de infecção pelo vírus HIV começou a diminuir!
Razões para mantermos o esforço da intercessão não faltam: a cada dia, 27 mil crianças morrem vítimas de doenças que poderiam ter sido evitadas, como diarréia, sarampo ou fome. Segundo projeções do Unicef, até o ano 2015, 40 milhões de crianças estarão órfãs devido à aids. O coração do Pai se entristece muito, e o nosso deveria se entristecer também. Precisamos cair aos pés de Cristo e pedir que ele opere as mudanças, a cura, o livramento e a justiça.
(Fonte: www.viva.org)