Lucas, um desafio para a medicina

Lucas, um desafio para a medicina

Por Raquel Inácio dos Santos

 

Há quatro anos, cheguei ao Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), em São Paulo, para fazer o acompanhamento do meu filho Lucas, portador de neurofibromatose tipo 1. Essa doença se caracteriza pela presença de tumores na pele e no sistema nervoso. No caso do Lucas, esses tumores estavam na coluna e no tórax. Como não há uma medicação comprovada para a cura, a única alternativa seria uma cirurgia que, em seu caso, traria mais malefícios do que a própria doença. Além do risco de morte, seu braço esquerdo seria amputado e suas pernas perderiam o movimento. Diante disso, os  médicos optaram em apenas atenuar a dor. O resultado foi aumento acelerado do tumor, que acabou afetando a traqueia, esôfago, as raízes nervosas do pulmão e a medula.

Eu andava pelos corredores do hospital sem esperança e sem fé. Não tinha dinheiro para lanchar e o pouco que tinha deixava para o Lucas comer. Um dia, ouvi falar sobre a  Casa do Aconchego*, um centro de convivência para enfermos e seus cuidadores, na capital paulista. Desde então, passei a frequentar a Casa, onde aprendia ter fé e esperança, mesmo quando tudo parece ter perdido o sentido.

Nesse período, Lucas continuava sofrendo com as consequências da doença. O tumor estava comprimindo o esôfago e ele quase não  conseguia se alimentar. Foi então que os médicos optaram pela cirurgia. O apoio da Casa do Aconchego e o aprendizado da Palavra de Deus me deram suporte e me fizeram acreditar em  uma providência divina. A cirurgia foi realizada e, para surpresa de todos, resultou na regressão progressiva do tumor. Na análise dos resultados dos exames, o médico me perguntou: “O que você fez? O que deu para o Lucas? Eu pude responder que só orei e confiei.

Hoje, eu sei que foi Deus, o médico dos médicos, que cuidou do Lucas de forma tão especial. Agradeço e divido minha alegria com a Casa do Aconchego, que está sempre aberta a nos acolher.

*A Sociedade Bíblica do Brasil é parceira da Casa do Aconchego, distribuindo, gratuitamente, literatura bíblica para a realização de capelania hospitalar.

Testemunho retirado da Revista: A Bíblia no Brasil. Nº 244 – Julho e Setembro de 2014 – Ano 66. Acesse aqui!


Curta e siga-nos!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *