Orando em família como os amigos do paralítico…

 

Crianças em casa, educação conduzida por plataformas online, tarefas caseiras para serem divididas e negociadas, dispositivos eletrônicos compartilhados entre pais e filhos… Este é o nosso novo normal. Pelo menos até o final de maio, para a grande maioria dos lares brasileiros.

Que tal uma atividade diferente de todas estas? Convidamos a sua família para gastar um tempo em oração por crianças que nem podem se dar ao luxo de ficarem irritadas com seus pais, ou se sentirem injustiçadas da divisão dos afazeres domésticos.

Estamos falando das crianças que estão passando a quarentena longe do convívio familiar, em instituições de acolhimento. Elas precisam da sua oração. Então pensamos numa atividade para ser feita em família. Veja o passo-a-passo:

 

1. Primeiro assista em família a este vídeo sobre a história “Jesus cura um paralítico”. O especial desta história é o fato de que os amigos do paralítico fizeram muito esforço para trazê-lo até Jesus. Chegando a subir ao telhado, abrir um buraco para descer o paralítico até Jesus.

  1. Depois de ver o vídeo como família, conversem um pouco sobre como podemos entender o trabalho dos amigos como o trabalho de intercessão. Interceder é levar uma pessoa aos pés de Cristo e foi exatamente isto que os amigos do paralítico fizeram.

3. Agora, você vai criar um boneco e uma maca para representar a criança que você deseja levar aos pés de Cristo. Vocês imitarão os mesmos gestos dos amigos do paralítico. Primeiro, visite o nosso site e escolha a criança ou adolescente por quem deseja orar. Depois crie um boneco para representá-la. Os materiais para criar o boneco e a maca estão neste PDF aqui.

  1. Com a maca e o boneco (ou bonecos – você pode orar por mais de uma criança!) confeccionados, está na hora de fazer o momento de oração em família. As instruções de como orar são simples, veja abaixo.

 

 

 

Passo 1

– Peça aos membros da família para esticarem as quatro cordas ao mesmo tempo de forma que a maca fique na altura de seus ombros. Nenhuma ponta deve ficar mais baixa que a outra.

 – Agora peça a um membro da família para ler os pedidos de oração da criança (que estão no site) Depois da leitura, ela colocará o boneco representando a criança na maca. Peça para fazer isto com cuidado, imaginando como seria para o paralítico se sentir no ar, sendo baixado do telhado!

Passo 2

– Agora peça aos membros da família para irem abaixando a maca com cuidado até chegar a uma altura como se fosse a de uma cadeira. Diga às crianças que precisam manter esta posição durante o período da oração. Imagine se os quatro amigos tivessem descuidado e derrubado o paralítico na frente de Jesus. Que vergonha!

 

Passo 3

– Peça a um dos membros da família para dirigir-se a Deus em oração pedindo pela criança que foi colocada na maca. Explique para os outros que não precisam fechar os olhos porque é muito importante não deixar a maca cair.

– Ao terminar de orar, recolha o boneco, ainda com cuidado. Você deve preparar um lugar onde o boneco possa ficar a vista, para que lembrem de orar outras vezes.

Mutirão Mundial de Oração

Disponibilizamos também um Guia do Mutirão que deverá servir como orientação para o Mutirão Mundial de Oração.