Programa Luz na Amazônia: vida longa depois dos quarenta

edicao14_p.11

Luz na Amazônia III: barco-hospital equipado

para atender populações ribeirinhas

Ano de 1962. Vários líderes cristãos chegaram à calorenta e chuvosa cidade de Manaus, AM, para um encontro da Sociedade Bíblica do Brasil. A realidade amazônica em que as estradas são os rios e boa parte da população — os ribeirinhos — vive em palafitas às margens deles, causou grande impacto naqueles líderes.

A pergunta do reverendo Luiz Antonio Giraldi foi inevitável: “Como podemos ajudar as igrejas a trazerem a Bíblia a este povo?”

Veio então a idéia de usar um barco para distribuir Bíblias. Além de literatura, os ribeirinhos careciam de suprimentos básicos como remédios, alimentos, roupas etc. Surgia o programa de assistência médica, social e espiritual Luz na Amazônia.
O primeiro barco navegou por 28 anos pelas águas dos vastos rios da região. Em 1990, veio o segundo barco e, em 1994, o terceiro (o barco-hospital Luz na Amazônia III), equipado com enfermaria, consultórios médico e odontológico, farmácia e laboratório.

Em 2005, o programa que conta com 8 funcionários e 110 voluntários alcançou quase 7 mil pessoas no estado do Pará. Atividades desenvolvidas pelo Luz na Amazônia, hoje completando 44 anos, incluem o incentivo ao uso da fitoterapia, ajuda na obtenção de documentos, assistência médica e preventiva, apoio à geração de renda, valorização da arte e cultura locais e a divulgação da Palavra de Deus aos ribeirinhos.

Site:  www.sbb.org.br