Por Débora Vieira, psicóloga clínica e editora da Rede Mãos Dadas
Nossa terceira reflexão sobre o papel dos avós será dedicada justamente àquelas que, dizem, são mães duas vezes: as vovós! Elas já passaram pelas dores e delícias da maternidade e agora estão na fase de reviver tudo através de um novo prisma, sob a maior responsabilidade dos filhos – deixando seu legado de amor, mas sem a grande demanda da parentalidade. (Ou, seria muito bom que pudessem viver essa fase desse modo.) Sabemos, porém, que nem sempre é assim que acontece. Na verdade, neste texto vamos falar especificamente daquelas avós que ainda precisam se dedicar muito aos netos, pois de alguma maneira os pais não estão assumindo a função de maiores responsáveis. “Mas alguém tem que cumprir este papel!” E, normalmente, por amor, lá estão elas. Ocupam esse “lugar” com inúmeros desafios: a falta de força física, a saúde muitas vezes debilitada, a provável inabilidade com tecnologias novas, o desconhecimento de linguajares modernos, entre tantas outras questões. Lembrando ainda da demanda da viuvez que, em geral, é muito mais enfrentada pelas vovós do que pelos vovôs. Como então uma avó encontra estrutura para dar o suporte necessário a uma criança ou adolescente, nesta fase da vida?
Hoje quem vai nos ensinar é a Vovó Noemi. Sua interação com seu netinho Obede é descrita brevemente no livro de Rute, mas sua vida como um todo tem muito a falar! Noemi foi avó de Obede, que futuramente seria o avô do Rei Davi. Sim, o Rei Davi!
Noemi ensina com sua vida porque tudo o que ela é como vovó, na verdade, é fruto do que passou e construiu ao longo da vida. Noemi perde marido e filhos, uma dor incalculável que só quem passou por algo parecido deve saber explicar. Viuvez e luto parental ao mesmo tempo – e em terra estranha! Noemi é estrangeira quando a tragédia em sua vida acontece. Sem familiares por perto, a saída dela como mulher é voltar para sua terra natal. Resolve enfrentar essa viagem sozinha, com coragem. Porém, uma de suas noras a ama. Rute não a deixa só. Por que será?
O amor é um dom que vem de Deus. Apesar de ouvirmos em canções, filmes e livros o tempo todo, ele não é algo naturalmente simples para nós, pessoas. Amar é um comportamento complexo, que precisa de uma estrutura psíquica minimamente amadurecida para conseguir dar sem realmente querer ou necessitar receber algo em troca. A Bíblia é clara ao dizer que, na prática, não sabemos amar. Se nós amamos, é porque um dia recebemos amor antes (1 João 4:19, Romanos 5:8, João 15:12-13). A narrativa de Noemi e Rute não relata como foi o dia a dia delas na terra de Moabe, porém é lindo ver que a nora é disposta a enfrentar uma nova cultura, língua e povo por amor à sogra (Rute 1:16-17). Mesmo sentindo-se amarga por reconhecer que Deus permitiu a dor em sua vida (Rute 1:20-21), Noemi planta algo poderoso no coração de Rute. Noemi ama Rute e Rute responde a esse amor. E a história delas não termina, mas segue. Na prática, vemos o amor:
Noemi cativa Rute.
Noemi divide dores profundas com Rute.
Noemi revela o Deus de Israel a Rute.
Noemi dá novo lar à Rute.
Noemi instrui Rute sobre a nova cultura e a como prosperar.
Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho. As mulheres disseram a Noemi: “Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! ” Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele. As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: “Noemi tem um filho! ” e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.
Rute 4:13-17
Noemi é resgatada.
Noemi é cuidada.
Noemi é considerada avó legítima.
Noemi cuida do neto como filho.
Noemi é avó de Obede.
Noemi é tataravó do rei Davi.
Noemi é parte da linhagem de Jesus, o Cristo.
Amar – entregar-se e doar-se – em meio à amargura e sofrimento é algo que somente Deus pode realizar no coração de alguém. Noemi não teria como ver um novo começo em sua vida se não tivesse plantado amor, desde muito antes de seu neto nascer. Lembremos: ela tem Rute como uma nora que a amou, mas também teve Orfa, uma nora que, apesar de seu carinho, não deu o todo o suporte que ela precisava. E Noemi deixou Orfa ir. A força e segurança de Noemi estavam no Senhor, apesar da dor. E Deus a sustentou e continuou renovando seu amor.
Que as vovós que estejam lendo esse texto, com toda a complexidade de situações difíceis que possam estar vivendo, possam se sentir renovadas através da história de Noemi. Sugerimos aqui que você faça a leitura deste pequeno livro da Palavra de Deus, RUTE, neste fim de mês dos avós. Peça para o Senhor falar contigo e renovar suas forças. Foi Ele quem te deu seu precioso netinho ou netinha – e tem o futuro dele(a) nas mãos, podendo o/a fazer grande, para glória Dele! Que ele(a) seja inspirado através do seu amor.
Amo esse texto,pois ele retira esse estereótipo que a sociedade colocou entre Sogra e Nora.Que exemplo maravilhosa nas atitudes de ambas Noemi e Tut mulheres cheias de Amor Fé e Coragem.Assim que devemos ser.Obgda Ministra Débora linda do Senhor Jesus.Um gde bj a vc.seu Manifestozinho e ao Lucas.Um caloroso abraço a tdas as avós do Brasil e do mundo.Amo pessoas idosas.
Mais um texto abençoador.
Lembrei muito da minha mãe. Foi uma avó muita dedicada, forte, educadora, fez td com muito amor. Nunca se mostrou cansada. Chegou a ficar c os três netos e deu conta do recado. Só tenho que agradecer sempre a Deus por ter dado esta avó abençoada p o Gabriel, Lucas e Larissa 🥰❤️
DEUS continue te abençoando Débora. Fico muito feliz em ver que meus sobrinhos Lucas e Davi Lucas tem uma esposa e mãe que edifica seja lar.
Realmente é uma história linda ,o amor , cumplicidade e amizade de Nora e sogra,que não foi diferente pelo neto que Deus lhe deu .
Tbm sou grata a Deus pelos netos filhos que Deus me deu e pelo Amor e cuidado que tenho por eles .
Tenho pedido muito a Deus que me capacite para instruir o caminho e pelo caminho sobre jesus, nesses dias que são tão difíceis e desafiadores.
DEUS continue te usando Débora 🙏🏻