Por Débora Vieira, psicóloga clínica e editora da Rede Mãos Dadas
Jônatas (1 Samuel 18:1–4), Rute (Rute 1:6–18) e o Bom Samaritano (Lucas 10:30–37). Você saberia dizer o que estes três personagens bíblicos têm em comum? Sim, fala do tema que temos tratado na Campanha do Educador Social Cristão 2025: nossa amiga Generosidade. E aqui, falamos da clássica generosidade de dar de si para ver o outro bem. Você recorda dessas histórias? O que elas nos ensinam?
Jônatas
Em 1 Samuel 18:1–4, o filho do rei e herdeiro do trono, Jônatas, deu suas vestes, espada, arco e cinturão — símbolos de honra e posição — para Davi, seu amado amigo, por perceber que ele tinha a unção do Senhor para suceder o reinado de Israel em seu lugar. Também, intercedeu por ele diante de Saul, seu pai, arriscando a própria vida.
Rute
Em Rute 1:6–18, vemos a mulher jovem e estrangeira que perde o marido e a segurança, mas decide ficar com a sogra para cuidar dela, dizendo: “O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus.”
Bom Samaritano
Em Lucas 10:30–37, um homem é atacado na estrada; o samaritano o vê e o socorre, cuida de suas feridas e paga suas despesas. Ele enxerga um estranho como próximo, mesmo sem laços prévios.
A generosidade nos leva a um caminho novo, um patamar diferente de trilha – daquelas que só quem tem um bom guia consegue trilhar. Nesse percurso, aprendemos devagarinho que o caminho do outro pode cruzar com o meu caminho e por um tempo se mistura um pouco, passa a ser meu também. Melhorar o caminho dele me melhora, “sem querer, querendo”. E para sempre, ao olharmos para trás, veremos um caminho nosso trilhado em unidade. Um caminho que nos mudou e nos permitiu deixar rastros com passos conjuntos, melhorados, e não sozinhos.
Jonatas, pela fé, colaborou com a construção do reino de Davi – que preparou o caminho do Messias, filho de Davi. Rute cuidou do sustento da sua sogra, que foi uma vovó muito alegre daqueles que fariam parte, futuramente, da linhagem do Messias. E Bom Samaritano, apesar de ser uma parábola, foi a ilustração perfeita sobre Generosidade, que o Messias quis nos ensinar. O Messias veio nos salvar de nós mesmos. Ele fez do seu caminho o nosso e veio se entregar aqui, no maior ato de generosidade, para que fôssemos melhorados com Ele! Que privilégio seguir sua trilha, seus passos!
Para meditar:
- Pense em um momento da sua trajetória que trouxe melhora e alegria, por conta da generosidade. Consegue compartilhar com alguém sobre isso hoje?
- Qual história, das três citadas no texto, te inspira a melhorar no caminho da generosidade? Por que? Converse sobre isso com alguém hoje.