Uma visão integral da criança

A vontade de Deus é ter um povo (com adultos e crianças) sadio, que glorifique seu nome. Ele oferece à criança uma vida completa: uma esperança que não acaba (1 Co 15.19), um cuidado integral (Is 40.11), uma comunhão profunda com Ele mesmo (Jr 24.7; 1 Co 1.9; Hb 8.10) e uma comunidade em que ela possa crescer em todas as áreas da vida (Is 6.9; 11.8).

Sabemos que este ideal de Deus não é a realidade em que vivemos atualmente. Quem mais sofre neste mundo perverso é a criança.

Mas o fato de o mundo não estar andando da forma como Deus quer não nos tira a responsabilidade de agirmos como elementos de transformação, trabalhando sob sua direção. A seção 5 do Pacto de Lausanne diz:

“Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela reconciliação em toda a sociedade humana e pela libertação dos homens de toda forma de opressão.” 

Para transformarmos a realidade da criança, precisamos compreender claramente qual a visão de Deus sobre ela e do que elas realmente precisam.

No propósito de Deus, a criança não é um objeto dos nossos desejos ou cuidados. Ela também tem algo a oferecer ao mundo. O próprio Jesus usou a criança como modelo de espiritualidade e disse que precisamos nos tornar como crianças para entrarmos em seu reino (Mc 10.14,15).

As listas a seguir foram retiradas do capítulo O que a Bíblia diz sobre a criança, do livro Celebrating Children (Celebrando a Criança), de autoria de Josephine-Joy Wright, Tri Budiardjo e Andréas A. Yewangoe.

O que a Bíblia diz que as crianças precisam do mundo, ou seja, de nós:

– Ser bem-vinda por nós
– Ser acreditada por nós
– ser discipulada
– ser usada por Deus, mesmo sabendo que não é perfeita
– ser ensinada de forma integral sobre: as Escrituras e os mandamentos de Deus; sua história de vida e o que Deus fez por ela; a família e seus valores
– ser apresentada ao mistério da cruz e a Cristo
– ser bem-vinda e capacitada a sentir-se bem-vinda
– ser vista, notada e amada como ela é: como criança, não como “a carente”
– ser respeitada pelos pais e outros: não ser molestada
– nossa afirmação de que ela é sábia e que também tem conhecimentos
– disciplina apropriada
– permissão para assumir certas responsabilidades
– amor incondicional e responsável, que modele o amor de Deus, o Pai
– espaço e recursos, cuidado pastoral e instrução para explorar e desenvolver sua fé, oração e adoração
– orientação sobre limites seguros
– lugar seguro para crescer
– educação
– um mentor
– raízes
– realidade
– boa alimentação
– honestidade
– proteção
– segurança
– afirmação
– cuidado prático
– relacionamentos
– consistência
– significado
– comunidade
– verdade
– modelos para imitar
– continuidade
– permissão para ser criança
– acolhimento
– credibilidade
– respeito
– abertura dos adultos
– honra
– misericórdia
– perdão e uma porta aberta para sempre retornar (tanto dentro como fora da família eclesiástica)
– permissão para cometer erros
– graça
– permissão para fazer perguntas
– encorajamento, incentivo
– seu lugar na família com dignidade
– respostas claras e honestas para seus medos e questionamentos
– ambiente que favoreça o aprendizado, onde seus erros sejam vistos como oportunidade para crescer, e não como o fim
– acompanhamento e ajuda no seu crescimento
– ambiente onde ela se sinta em casa

O que a Bíblia diz que as crianças oferecem ao mundo, ou seja, a nós:

– vive e existe dentro de seu mundo; não olha para seu mundo como se fosse de fora
– é testemunha do poder para superar situações com Deus
– desafia nossas pressuposições
– desafia nossos limites e nosso pensamento muito sistemático
– olha para o mundo com olhares diferentes
– representa Jesus no mundo
– modela um sentimento mágico de admiração e curiosidade sobre a vida
– força
– alegria
– sabedoria
– o desconhecido
– mistério
– assombro
– abertura
– esperança
– fé, mesmo quando as coisas não fazem muito sentido
– confiança
– simplicidade
– obediência
– amor
– nos mostra como aprender
– coragem
– honra aos pais
– perseverança ou tenacidade
– compreensão das histórias e das narrativas da vida
– fonte e objeto de um poder maior de Deus