O agente social pode ter estes valores muito presentes ou quase ausentes no seu trabalho:
Valores
A criança é a minha causa, ela é importante, bela, misteriosa, criada à imagem e semelhança de Deus! |
A criança é vulnerável e precisa ser protegida, amparada e promovida a uma vida plena em sociedade! |
Diante dos grandes problemas sociais existentes, a vitória só acontecerá se houver cooperação e trabalho em equipe, cada elo é importante. |
Traços de caráter
Se forem muito presentes, terá… | Se forem quase ausentes, terá… |
Compromisso com a criança. Terá objetivos e convicções. |
Falta de compromisso com a criança porque coloca seus objetivos pessoais em primeiro lugar. |
Compreensão e sensibilidade. Terá prazer em estudar o comportamento da criança ou do adolescente. |
Compreensão dificultada por uma visão distorcida da criança, interpretando suas ações de forma negativa. |
Segurança pessoal. Terá claro diante de si o valor do seu trabalho tanto para Deus como para a sociedade. |
Sentimentos de inferioridade, por não ver o seu trabalho valorizado pela sociedade. |
Comportamento típico ou característica
Usando suas qualidades pessoais com moderação, respeitando seu temperamento poderá ser… |
Mas, pecando por exagero, ainda seguindo suas inclinações naturais, poderá ser… |
Enérgico. Tem liderança, mantém a ordem do grupo inspirando respeito e segurança nas crianças. | Dominador. Oprime, coage, impõe a sua vontade a partir do uso excessivo de poder (gritos, ameaças, castigos, acusações, etc.) |
Prático. Percebe a necessidade de se concluir tarefas e controlar o uso do tempo. | Sem imaginação. Impõe uma ordem de coisas sem envolver a criança, sem criatividade, para evitar mais trabalho. |
Firme. Compreende a importância das regras e as mantém consistentemente. | Inflexível, intransigente. Por se apegar às regras não percebe necessidades e condições especiais da criança que exigem uma conduta diferenciada. |
Receptivo. Está aberto, gosta de observar e interagir com a criança. Sabe se colocar no lugar dela. | Inseguro. Por reconhecer a complexidade de cada situação e a personalidade única de cada criança, demora a se posicionar, fica vulnerável à manipulação. |
Dinâmico. Percebe que muito pode ser realizado se houver a cooperação de todos. | Impaciente. Atribui às crianças e aos colegas má vontade quando estes não aderem prontamente a seus planos. |
Tranquilo, sereno, comedido. Considera a dinâmica dos relacionamentos e sabe que o seu trabalho é apenas um nó numa rede social ampla por isto tem noção dos seus limites. | Passivo, acomodado. Já que não tem controle sobre toda a situação, desiste de fazer intervenções necessárias, chegando a ser negligente. |
Imprima várias cópias e distribua!