Dia 1: “Ensina-nos a esperar! ”

A ti, Senhor, elevo a minha alma. Deus meu, em ti confio. Não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. Na verdade, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem motivo, procedem traiçoeiramente…. Ó Deus, redime Israel de todas as suas tribulações. Salmo 25: 1-3,22(NAA) 

Davi começa este Salmo pensando em si mesmo, mas termina reconhecendo que faz parte da sociedade. Todos nós fazemos parte de uma sociedade. Sempre falamos de dentro de uma comunidade, seja central ou periférica, porque aprendemos e falamos sua língua. A sociedade nos informa o que é importante e o que não é.

A sociedade atual valoriza não esperar e a não desperdiçar o nosso tempo. Precisamos estar à frente da multidão, os primeiros da fila. Precisamos seguir em frente, produzir mais e mais rápido, fazer upload e download mais rápido. Quanto mais ágil for o seu celular, nossa experiência de navegação ou entretenimento, mais cedo ficaremos satisfeitos, ou assim acreditamos. Amamos a velocidade e odiamos qualquer espera.

Isso não significa que conseguimos evitar as esperas. Esperar significa que somos menos importantes, atrasados, mais periféricos à sociedade. Em geral gostamos de ser o centro das atenções, pelo menos de certas pessoas, pois isso significa que somos importantes, que temos valor, somos dignos.

Davi, após ser ungido como rei de Israel, era uma pessoa que não deveria ter de esperar. Ele estava no centro da sociedade, mas sua vida era de espera. Deus o escolhera, e até o ungira, mas ele teve que aguardar muitos anos, vivendo sob a perseguição do rei Saul, antes de se sentar no trono.

A espera de Davi o protegeu de passar vergonha. O fato do Rei Saul não ter esperado o profeta para oferecer sacrifícios ao Senhor trouxe grande vergonha para ele. Davi, com certeza, levou isso a sério. Aqueles que confiam no Senhor, esperam.

Neste Salmo, a espera é mencionada três vezes, e está também implícita no versículo 15, “Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, porque Ele me arrancará os pés da rede”. É claro que Deus ainda não fez isso, mas os olhos de Davi buscam o socorro do Senhor.

Nos últimos doze meses, fomos forçados a esperar. Esperamos sair do distanciamento social, esperamos que uma vacina fosse descoberta, e agora aguardamos sua distribuição. Esperamos enquanto nossos entes queridos sofrem e até morrem. Aguardamos com ansiedade para podermos sair sem restrições, visitar pessoas e lugares, voltar a trabalhar livremente para alimentar nossas famílias e pagar nossas dívidas.

Como estão nossas crianças e adolescentes neste contexto? Estão cansados de esperar? Consideram que Deus não é tão bom como dizem?

Faça a seguinte oração pela criança ou adolescente por quem você intercede:

Senhor, renova as forças do(a) _____________________.
Que ele(a) descubra que esperar no Senhor nos protege contra a vergonha.
Não permita que durante esta espera ele(a)_____________ desenvolva atalhos, fugas, maus hábitos.
Dá a ele(a) um coração novo, um coração que olha para o Senhor e aguarda, confiante.
E que nesta confiança, ele(a) desenvolva um espírito inabalável. Dá para ele(a) o conforto e a presença especial do Espírito Santo, hoje!

  • Por  James Gilbert