Dia 3: “Tudo de acordo com o plano!

ossraelitas, escutem o que vou dizer: Jesus, o Nazareno, homem aprovado por Deus diante de vocês com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou entre vocês por meio dele, como vocês mesmos sabem, a este, entregue conforme o plano determinado e a presciência de Deus, vocês mataram, crucificando-o por meio de homens maus. Porém Deus o ressuscitou, livrando-o da agonia da morte, porque não era possível que fosse retido por ela. (Atos 2.22-24, NAA)

 O momento perfeito para revelar os planos de Deus foi o Pentecostes. Jesus tinha preparado os discípulos para a revelação a uma grande audiência dos espantosos acontecimentos da Páscoa. Pentecostes era a data perfeita. A morte de Jesus, há cinquenta dias, não significava que o plano de Deus tinha falhado ou que Jesus não era o Messias. Pelo contrário, a crucifixão era uma demonstração do custo que Deus estava disposto a pagar para nos salvar. Um custo enorme que revelou um amor insondável. 

A necessidade da morte do Messias pegou de surpresa a todos, porque estava escondida nas Escrituras. A sua morte, longe de ser sem sentido, foi o clímax do plano de Deus. A ressurreição de Jesus derrotou a morte! 

Pedro afirma um fato público, não para agredir seus ouvintes ou para se engrandecer: vocês o crucificaram, mas não era possível que fosse retido pela morte. Se a atitude de Pedro tivesse sido uma de julgamento ou arrogância, certamente as hostilidades teriam aumentado. O plano de Deus neste evento era reunir as pessoas para promover a salvação, não a condenação. 

A Páscoa passada tinha revelado o ato maior, oculto no plano de Deus.  A Celebração do Pentecostes (A Festa da Colheita) congregava judeus de muitas nações em Jerusalém. Você não ficaria curioso se visse os camponeses do dia falando línguas estrangeiras, ou se visse línguas de fogo descendo sobre as suas cabeças? E se ouvisse sons como de uma tempestade sem, contudo, sentir o vento real? O que significava tudo isto? Certamente, algo estrondosamente maravilhoso estava acontecendo. 

O Pentecostes, o primeiro Pentecostes do Cristianismo, revelou um ato profundo. O Espírito Santo encheu os seguidores de Jesus de todas as idades, homens e mulheres, de todas as origens étnicas, marcando uma grande mudança na história do caminho de Deus com os seres humanos. O plano era dar poder aos crentes para fazerem novos crentes e por que não fazer isto no momento em que a cidade estava cheia de pessoas de todo o mundo? 

Um bom Deus planeja coisas boas. O poder e a sabedoria de Deus tornam seus planos uma realidade, apesar do pecado, da morte e do diabo.  Um bom plano é uma boa notícia para todos. O plano pode estar escondido da nossa visão, especialmente quando os tempos são difíceis. Conhecer e amar a Jesus, segui-lo, não garante que coisas ruins não aconteçam aos seus seguidores. Jesus, homem perfeito, sofreu todo tipo de acontecimentos indesejados. O plano de Deus se realiza apesar do mal que possamos experimentar nas nossas próprias vidas. 

A magnitude do plano de Deus abrange o mundo inteiro, reunindo todos os povos, incluindo crianças e adolescentes. O seu plano inclui aqueles que se encontram em extrema pobreza, vivendo numa sociedade terrível que rejeita o Criador. Estão incluídas as crianças dos cantos mais pobres do nosso país. Crianças da Venezuela, do Afeganistão, da Ucrânia, ou de qualquer outro país, estão incluídas. Ele abrange as crianças e adolescentes que têm de lidar com a fome cheirando cola, as mães adolescentes, os moços do tráfico de drogas. Lembre-se, mesmo aqueles que foram responsáveis pela crucificação de Jesus foram incluídos nos planos de Deus e são os ouvintes de Pedro.

Uma vez recebida esta verdade, devemos anunciar a Boa Nova a todos, mesmo aos nossos inimigos.  

 

Hoje vamos orar por coragem

 

Estamos tomando as medidas necessárias para anunciar as boas novas a todas as crianças que nos rodeiam? Não apenas para aquelas que vêm até nós, nas nossas casas, nas nossas igrejas, nos nossos projetos? O que nos impede de ousar mais? Falta-nos a fé quanto a este anúncio? Cremos que ele verdadeiramente dá vida, transforma a vida? Será que estamos complacentes e confortáveis nas nossas próprias rotinas, hábitos e tradições?

Espírito Santo, oro pelas crianças e adolescentes que vos rodeiam para que ouçam falar do plano global de esperança de Deus. Peço que a minha comunidade de fé aumente a coragem para se envolver com as crianças e os adolescentes do nosso meio, incluindo até mesmo aqueles que nos incomodam de alguma forma.

Derrame em nós com urgência o amor que as crianças e adolescentes necessitam e ajude-nos a abraçá-los com paciência atenciosa. Oro também por este mundo. Ajuda, Espírito Santo, o povo de Deus em todo o mundo a submeter-se à sua orientação, mesmo enquanto continuamos perplexos e confusos acerca dos planos de Deus para estes tempos. Traz até nós as crianças e os adolescentes, e leva-nos até eles onde quer que estejam! 

Oro também por (                               ).
Ajude-me a pensar em formas criativas de partilhar com ele/a a beleza e magnificência dos seus planos para a humanidade. Coloca o/a (                               ) sob a sua direção, Espírito Santo.
Conforta o/a (                               ) nas coisas que o/a levam ao desespero, encoraja o/a
(                               ) naquilo que o/a levará a tornar-se mais parecido com Jesus.
Ensina-me a ousar sonhar grandes coisas para ele/ela e a acreditar que o Senhor é um Deus que tem prazer nos bons sonhos dos seus filhos.
Que os seus planos perfeitos para o/a
(                               ) se tornem uma realidade, este é o meu pedido!

  • Por James Gilbert.