Dia 4: “Todos nós somos testemunhas”

Porque Davi fala a respeito dele, dizendo:

— Eu sempre via o Senhor diante de mim, porque ele está à minha direita, para que eu não seja abalado. Por isso, o meu coração se alegra e a minha língua exulta; além disto, também a minha própria carne repousará em esperança,porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, e me encherás de alegria na tua presença.

— Irmãos, permitam-me falar-lhes claramente a respeito do patriarca Davi: ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono,prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. Deus ressuscitou este Jesus, e disto todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à direita de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vocês estão vendo e ouvindo. (At 2.25-33, NAA)

Depois de ver línguas como as de fogo e ouvir sons como os de um vento impetuoso, a multidão perguntou: “Qual é o significado disto?” Então, Pedro se manifestou. Primeiro, ele citou o profeta Joel para explicar a vinda do Espírito Santo, estes sinais e maravilhas apontavam para os últimos dias. 

Entretanto, isto não explicava a razão pela qual o Espírito Santo tinha vindo ali, naquele Pentecostes. Pedro, referindo-se ao Salmo 16, demonstra que Davi tinha previsto a morte inesperada do Santo, seu Senhor, o Messias.  O Salmo 16, argumentou Pedro, não podia ser sobre o rei Davi, pois ele tinha morrido e permanecia enterrado. Foi Jesus quem não passou por corrupção, aquele a quem eles tinham crucificado. 

A vinda do Espírito Santo naquele tempo era a inauguração dos últimos dias. O Messias tinha vindo, morrido segundo as Escrituras, e Deus o tinha ressuscitado dentre os mortos. Os sinais e maravilhas que tinham acabado de observar naquela manhã eram comprovação de que os discípulos tinham testemunho legítimos sobre a ressurreição de Jesus. Por sua vez, aquela multidão se transformava também em testemunhas porque acabavam de ver e ouvir as manifestações do Espírito Santo.

O plano de Deus, desde o início, nunca foi um plano de fuga.  Nosso propósito na criação era multiplicar, difundir, encher a terra e dominá-la (Gn 1 e 2). O Senhor de Davi, e nosso Jesus, veio para nos mostrar como governar a criação criando relações belas e significativas com toda a Terra. A expressão “governar” significa “dominar”. Infelizmente, hoje “dominar” tem uma conotação muito negativa denotando opressão, abuso e o uso injusto do poder.  

No entanto, “dominar” pode significar coisas boas e positivas também. Por exemplo, cantores habilidosos dominam sua voz para produzir belas canções. Grandes músicos controlam os sons que produzem. Alguém que domina o violão cria belas e significativas melodias. Um mestre na música ama e cuida muito bem de seus instrumentos.  Foi-nos dado o comando de “dominar” toda a terra no espírito de torná-la bela e significativa como um cantor, um músico, um artista. 

Nossa arrogância e ganância transformaram o domínio em abuso em todas as esferas: relacionamentos interpessoais, transações econômicas, acordos políticos entre nações, exploração de recursos naturais. O resultado é o desequilíbrio social, pobreza extrema, desigualdades geográficas, guerra, escassez e a destruição da criação. 

Jesus, ressuscitado dos mortos, e exaltado à direita de Deus, afirma-se como o  único ser humano a cumprir o plano de Deus completamente. A autoridade para governar a criação é dele. Em outras palavras, Jesus exerceu o domínio durante seu tempo na Terra de uma maneira perfeita. É por isso que Deus o ressuscitou dos mortos e o exaltou nas alturas.  Nós, no entanto, não trilhamos este mesmo caminho. Ao contrário, os métodos do mundo nos dominam.  Assim como Davi, o que testemunhamos deve mudar nossos corações, nossas mentes e nossos comportamentos. Ao interiorizar esta mudança de visão de mundo tão radical, podemos também dizer com o Salmo 16: “Meu coração está alegre, e minha língua se alegra: minha carne também habitará na esperança”. 

Assim como os discípulos, devemos também compartilhar nossa experiência com os outros também. Não porque sejamos bons e santos, mas porque Deus nos fez testemunhas da esperança que Jesus trouxe ao mundo. E o único jeito de fazer isto é no poder do Espírito Santo. 

No Brasil e no mundo, as crianças e adolescentes convivem com a morte com muita frequência. O mal os afeta de muitas maneiras, direta ou indiretamente, especialmente nestes últimos anos. A morte, a doença, o isolamento, os distúrbios emocionais e até mesmo a violência doméstica exerceram uma influência enorme sobre as crianças durante a pandemia de Covid-19. Temos visto um aumento nos comportamentos autodestrutivos, crianças se cortando, pensamentos de suicídio e outras consequências deste mundo. Elas precisam ouvir e ver a esperança que Jesus trouxe para o mundo. Elas precisam ver sinais visíveis e ouvir as maravilhas do Espírito Santo. Ele tem o poder de nos encher de amor, paz, alegria, paciência, gentileza, bondade. 

 

Vamos orar por uma esperança renovada

 

Temos crescido, como igreja, exercendo o domínio da maneira como Jesus o fez? Temos nos concentrado em amar a Deus e ao próximo de tal forma que as crianças não podem deixar de notar em nós o fruto do Espírito? As crianças e os adolescentes em nosso meio estão cheios de esperança porque veem em nós, adultos, uma liderança baseada na esperança que encontramos em Cristo e não no desespero que sentimos quando vemos todo o mal ao nosso redor? Estendemos nosso apelo para que as crianças reconheçam Jesus como a razão de sua esperança a todas as crianças de nossos bairros?

Espírito Santo, renova minha esperança, aumenta a minha fé! Ajuda-me a alimentá-la, contemplando a beleza de seu caráter infalível, a grandeza de seus planos e o desejo misterioso que o Senhor tem de nos incluir!

Ajuda-nos a aprender mais sobre um mundo onde o Senhor tem total domínio. Oro para que o Corpo de Cristo se una para cuidar das crianças e adolescentes que sofrem sozinhos onde quer que estejam.

Oro para que a esperança que temos em Jesus Cristo seja ouvida e recebida com alegria pelas crianças perdidas e esquecidas em nossas igrejas e bairros.  

Também oro por (                               ). Ele/ela tem recebido uma enorme quantidade de propaganda maligna. Sua mente está repleta de informações sobre como o mundo é um lugar hostil.
E o/a (                               )} está se tornando cínico/a. Senhor, o cinismo corrói a esperança.
Por favor, traz a sua mente com as boas lembranças e os bons ensinamentos que lhe foram dados.
Lembra o/a (                               ) que o Senhor estava lá quando ele/ela foi concebido/a. Sua vida não é um erro ou um ato aleatório do destino.
O Senhor o/a conhece de forma completa e profunda. Somente o Senhor pode orientá-lo/la neste mundo repleto de obstáculos. Mostre-se a ele/ela de uma forma marcante e significativa, peço-lhe!

  • Por James Gilbert.