Dinâmica: Mudanças climáticas e a água

Dinâmica: Mudanças climáticas e a água

Criamos uma dinâmica para crianças com o objetivo de sensibilizá-las à necessidade de interceder pelas crianças que não têm acesso à água potável, ou que vivem em lugares onde há risco de alagamento ou outros desastres naturais causados pela água. É uma oportunidade também de educá-las para a importância da água e incentivá-las a se tornarem agentes de mudança em relação ao cuidado com esse recurso tão precioso.

Informações importantes ao educador(a):

  • Qual a relação entre mudanças climáticas e a água?

O ciclo da água está diretamente ligado ao clima. Assim, mudanças no clima que alterem o regime de chuvas podem provocar o aumento da ocorrência de eventos hidrológicos como inundações e longos períodos de seca. Esses eventos afetam a oferta de água, ameaçando o suprimento de recursos hídricos para todos. A crise mundial da água não está simplesmente chegando, ela está aqui, e as mudanças climáticas só vão piorá-la e as crianças são as maiores vítimas.

  • Como a quantidade e qualidade da água afeta as crianças e adolescentes?

Globalmente, 450 milhões de crianças, vivem em áreas de vulnerabilidade hídrica alta ou extremamente alta. Isso significa que uma em cada cinco crianças em todo o mundo não tem água suficiente para atender às suas necessidades diárias. Quando os poços secam, são as crianças que faltam à escola para ir buscar água. Quando as secas diminuem o fornecimento de alimentos, as crianças sofrem de desnutrição e baixo peso. Quando as cheias chegam, as crianças adoecem devido a doenças transmitidas pela água. E quando os recursos hídricos diminuem, as crianças não conseguem lavar as mãos para combater as doenças.

ATIVIDADE: O retrato de nossa água, o retrato de nossa cidade

Acesse a atividade completa baixando o PDF.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nosso boletim quinzenal gratuitamente

Preencha seu nome e o melhor email abaixo para receber nosso boletim

Não se preocupe, não enviamos spam!