Ed. 28 – O que será dessa menina?

Ed. 28 – O que será dessa menina?

Notícias da Rede Mãos Dadas

Remendando Redes

 Mudei-me recentemente para a Baía de Maracaípe, há 60 quilômetros ao sul da capital pernambucana, Recife. Morando ali e vendo todo o contexto cultural e social, estou cada vez mais encantada. Fico fascinada com a beleza natural do lugar e com os diversos aspectos da vida do pequeno vilarejo.

Veja o que Deus nos permitiu realizar juntos desde a publicação de Mãos Dadas 26, em setembro de 2011!

Publicamos no site de Mãos Dadas a segunda edição de um novo periódico (Mãos Dadas Responde), exclusivamente on-line, de 10 páginas. A edição busca responder a pergunta: “De onde veio e para onde vai o movimento pelos direitos das crianças e adolescentes?” Ela conta com a participação de cinco adolescentes que formaram uma equipe voluntária de mídia jovem para a Rede Mãos Dadas.

Editorial

Toda missão começa no envio!

No final do III Encontro de Educadores Sociais realizado pela Rede Mãos Dadas em 2010, fiz uma pergunta e uma promessa: Qual é o tema mais importante a ser abordado em uma edição da revista Mãos Dadas? A resposta do grupo foi “O trabalho social como missão”. Prometi publicar uma edição sobre o tema.

Perfil

Pandita Ramabai – mulheres e crianças no centro de sua luta por reformas na Índia

Pandita Ramabai (1858-1922) talvez seja uma das mais notáveis mulheres em toda a história da Índia. Além de estabelecer a Missão Mukti, Pandita passou 15 anos traduzindo a Bíblia do grego e hebraico para Marathi, um dialeto local. De acordo com um dos seus biógrafos, em toda a história da igreja esta foi a única tradução da Bíblia, de tradução à impressão e encadernação, feita totalmente por mulheres.

Boa Pergunta!

A infância de Jesus nos ensina algo sobre como as crianças devem crescer hoje?

Quando o assunto é criança, Harold Segura é um dos mais entusiasmados teólogos evangélicos da América Latina. Militante social trabalhando há muitos anos na ONG cristã Visão Mundial, ele escreve livros, artigos e ajuda educadores na tarefa de ensino aos pequeninos. Com a mente afiada e o coração compassivo, nesta entrevista,* ele revaloriza a criança na biografia de Jesus e na história da Reforma Protestante.

Da Boca Dos Pequeninos…

Crianças intercedem por crianças

De acordo com relatório da Viva, ONG sediada em Oxford, Reino Unido, e responsável pela coordenação do Mutirão Mundial de Oração, em 2011, 61% dos participantes tinham menos de 18 anos. A Viva recebeu relatos de 41 países nos quais foram realizados eventos com uma média de 506 pessoas por evento, e com 3 horas de duração. Veja o depoimento de algumas crianças.

Pastoral

Somos todos filhos adotados

Todos nós temos a oportunidade de sermos adotados por Deus e recebermos o mesmo status de filho que tem o próprio Cristo. É o que declara Paulo na carta aos cristãos na Galácia.

Relatos De Esperança

O problema: Crianças do município de Patos, no sertão da Paraíba, eram taxadas como problemáticas

No município de Patos, cuja população já passa de 100 mil habitantes e é a terceira maior cidade do estado, o índice de repetência há seis anos era alto, a motivação para ir à escola era baixa. As autoridades locais viam várias razões para o problema, todas externas à sua própria atuação.

Capa

O trabalho social como missão: começando pela igreja

“Missão” tem origem na palavra mittere (latim) que significa enviar, mandar, emitir, arremessar. Ela foi adotada pela igreja na Idade Média para descrever o envio de Jesus por Deus ao mundo no poder do Espírito Santo.

“Tio Silas, estou muito triste, ora pra mim!”

Entre as 110 crianças assistidas pelo Projeto Pequeninos, instituição que coordeno desde a sua fundação há 15 anos, temos a Dorinha.* É uma menina linda de cinco anos que diariamente chega para mim e diz: “Tio Silas, vamos conversar?”. Eu paro tudo que estou fazendo para conversar com ela, e o seu desabafo é sempre o mesmo. “Tio Silas, estou muito triste, ora pra mim!”.

Comissionados a perguntar “O que será deste menino?”

“O que será deste menino?” foi a indagação feita pelos vizinhos de Zacarias e Isabel, ao saberem que Isabel, idosa e estéril, tinha dado à luz um filho ao qual deu o nome de João. No caso de João Batista a resposta está dada: “Será grande diante do Senhor!”, disse o anjo a Zacarias.

Boas Práticas

Campanha de Vacinação: estratégia bem bolada que promove o protagonismo do adolescente

O protagonista de uma peça teatral é o personagem principal. Ele luta, ele age, ele defende, ele sonha, ele faz com que o enredo tenha sentido. O conceito de protagonismo está intrínseco na Declaração de Direitos da Criança das Nações Unidas, especialmente nos artigos 12 e 13, que falam sobre a importância de dar ouvidos às opiniões das crianças.

Guia Prático

Campanha de Vacinação contra os Maus-tratos

Uma campanha de sensibilização pública sobre as situações de violência sofridas por crianças e adolescentes, em que eles mesmos são os atores principais.

De Púlpito Pra Púlpito

Três erros que você pastor não deveria cometer comigo…

Me tratar como bebê. Lembre-se: sou um cidadão do reino de Deus.

Igreja amiga

A igreja que resolveu usar a praia como uma escola para a vida!

Vendo a situação dos jovens da baía de Maracaípe, litoral sul de Pernambuco, o pastor Alexandre “Figura”, da Igreja Cristã Nova Vida, implantada há três anos no vilarejo, decidiu oferecer, de forma alternativa, uma educação para a vida. Bons relacionamentos e o ensino atraíram vários adolescentes como Ivan Silva, de 16 anos.

Mão na Massa

Educador Social é…

Pedimos a 14 agentes sociais cristãos, que participaram nos Encontros de Educadores de 2010 e 2011 realizados pela Rede Mãos Dadas para responderem a seguinte pergunta: Com qual personagem ou figura bíblica você acha que o educador social se parece?

Roteiro De Estudo Desta Edição

Roteiro de estudo desta edição

O roteiro a seguir foi elaborado para ser usado nas reuniões de equipe dos projetos sociais. Siga as orientações e você terá uma reunião muito especial! Para este estudo os participantes precisam ter uma folha A4 e caneta na mão. Se você quiser fazer o mesmo exercício em grupo, seria interessante ter uma cartolina para anotar os resultados finais.

Tudo a ver

Tudo a ver

Cada um dos parceiros da Rede Mãos Dadas tem algo importante a adicionar na luta em favor da criança. Com relação ao tema de capa desta revista destacamos aqui um livro publicado pela Editora Ultimato, parceira da Rede Mãos Dadas desde 2000.


Curta e siga-nos!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *