Dia 4 : ” Ensina-nos a nos conduzir com humildade “

Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores. Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho.Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança. Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!  Salmo 25:8-11 (NAA)

Esses versos são tematicamente o centro deste Salmo. Davi proclama: “Bom e reto é o Senhor” e termina com “Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande! ” De acordo com Davi, a bondade do Senhor e a sua justiça levam o Senhor a instruir, conduzir e ensinar pecadores e, claro, a perdoá-los.

Davi destaca o pecador humilde. Ele se distingue pela sua disposição de ser conduzidos, ensinado pelo Senhor. Em outras palavras, o humilde não decide que cabe a ele, exclusivamente, cuidar da sua própria vida. Hoje, somos constantemente bombardeados pelas filosofias de vida que pregam “faça o que você quer”, “faça seu próprio caminho”, “siga seu coração”. Em outras palavras, o mantra da pessoa moderna é “Cada um cuide de sua vida”.

A teoria mais aceita hoje em dia sobre o segredo da felicidade é a ideia que devemos buscar, cada um, o nosso caminho. Assim chegaríamos a uma vida cheia de sentido e realização.  Isso levanta uma questão: qual “eu”  dos nossos vários “eus” realizaria este trabalho? É algum falso “eu”? Um “eu” mais forte e mais inteligente? Ou é o “eu” mais fraco que descobriria dentro de mim e salvaria o “eu” mais forte? É incrível pensar como esse “eu verdadeiro” escondido dentro de mim deve ser frágil, afinal dizemos que ele está preso, perdido, impedido de se manifestar.  Que teoria confusa! 

Davi fala de outro caminho a seguir, um outro tipo de “eu”, um “eu” que conhece suas forças e fraquezas, que sabe que está limitado por seu próprio coração. Ele o chama de “pecador humilde”. Ele reconhece que não dá conta da própria vida e que não pode salvar a si mesmo. Portanto, ele segue outro caminho, firmado no amor e misericórdia do Senhor.

Jesus disse que ele era o caminho, a verdade e a vida. “Ninguém vem ao Pai senão por mim”(João 14: 6). Como discípulos e seguidores de Jesus, devemos seguir o caminho, a verdade e a vida de Jesus. Como um pecador humilde, como você deve ver a você mesmo? Como deve tratar o seu próprio interior? Com os olhos voltados para o Senhor, para a sua bondade e fidelidade, lembrando-se da bondade que está em Jesus. E os outros pecadores, como você deve tratar a cada um? Como melhores, piores ou iguais? 

Crianças e adolescentes são muito sensíveis ao que pensamos deles. Estão constantemente medindo nossas reações de aprovação ou desgosto. Precisamos desenvolver em nós um espírito de humildade para que tenham a coragem de expor para nós seus problemas, dúvidas, medos, fracassos.

Faça a seguinte oração pela criança ou adolescente por quem você intercede:

Pai Santo, bom e justo é o Senhor; por isso mostra o teu caminho a mim, apesar de ser pecador(a).
Me ajuda a perceber quando o meu pecado está interferindo na minha capacidade de amar e me relacionar com o(a) __________________.
Desenvolve em mim um espírito humilde, como o de Jesus.
Para o(a) _______________ eu peço que o(a) ensine a grandeza e liberdade de ser humilde e dependente do Senhor, de não precisar se sobressair ou de se sobrecarregar com as expectativas dos outros.
Conduz o(a) _________________ na justiça e lhe ensina o seu caminho. Ajuda, tanto a mim quanto a ele(a), a perceber que todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança.
Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande! 

 

  • Por James Gilbert