Dia 5 : ” Ensina-nos a desenvolver uma amizade profunda com o Senhor “

Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra. O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. Salmo 25:12-14 (NAA)

Em resposta à única pergunta neste Salmo, devemos nos perguntar: “Eu temo ao Senhor?”

O temor do Senhor tem cinco benefícios mencionados nesses três versículos. Instrução, prosperidade, herança ou longevidade, amizade e conhecimento. A declaração mais impressionante e bela que Davi nos faz é “O Senhor confia os seus segredos…”. Sim, pecadores tornando-se amigos do Senhor. A teologia de Davi sobre o amor e a misericórdia do Senhor o levou pelo caminho do perdão, salvação e, enfim, à amizade de pecadores com o Senhor!

A amizade daquele que teme o Senhor não é o tipo de amizade mais associada ao coleguismo, um relacionamento fácil e descompromissado de pessoas que estão trilhando um mesmo caminho. A amizade entre Jesus e seus discípulos não se dá entre iguais. Isso é o que Jesus ensinou a seus discípulos:

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos de amigos, porque tudo o que ouvi do meu Pai vos fiz saber. João 15:13-15

Embora não seja uma amizade entre iguais, ela se baseia no amor. Amor expresso em sacrifício e obediência. O relacionamento de amizade de Jesus por seus discípulos não se resume apenas ao sacrifício. Ele gastou três anos ensinando e instruindo seus discípulos. Do lado dos discípulos, a amizade se traduzia em humildade para aprender e seguir o Senhor.

Como você responde à oferta de amizade de Jesus? Você gostaria de desenvolver uma confiança tão grande ao ponto dele confiar a você segredos? Você gostaria que ele revelasse a você seus pactos, promessas e alianças?

As crianças e adolescentes desejam este tipo de amizade. Uma amizade profunda e satisfatória é uma necessidade essencial para todo ser humano. Mas são as crianças que mais percebem e buscam este tipo de relacionamento. Querem atenção, aprovação, intimidade, tempo de qualidade. Talvez seja justamente por isto que Jesus nos adverte: Deixem que venham a mim, não as impeçais!

Faça a seguinte oração pela criança ou adolescente por quem você intercede:

Senhor, eu sei que a pessoa que teme ao Senhor desfruta de várias vantagens.
Eu te peço que o Senhor ensine o(a) _________________ a lhe dar o respeito e honra que o Senhor merece.
Instrui o(a) _______________ no caminho que deve seguir. Eu também desejo as tuas bênçãos sobre a vida dele(a). Prosperidade e uma longa vida são bênçãos de um Deus amoroso.
Eu quero isto para o(a) _________________.  Mas acima de tudo, eu te peço o que é essencial: que o(a) _________________ desenvolva uma amizade tão profunda com o Senhor que a partir dela, ele(a) descubra os teus segredos para a vida dele(a) e quem sabe até para abençoar outros.
Eu creio nessa promessa de que o Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.

  • Por James Gilbert