fbpx

Dia 4: “O reino de Deus contra o reino do mundo”

O reino de Deus existe em oposição absoluta ao mundo secular e ao mundo da política. Este grupo se baseia em textos bíblicos como Apocalipse 18.4: “Ouvi outra voz do céu dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos”.

Alguns grupos radicais se empenharam para criar comunidades cristãs puras e totalmente isoladas do mundo. Essa tradição persiste até hoje em grupos como os Amish, nos Estados Unidos, e continua presente em algumas seitas e cultos que muitas vezes se isolam na tentativa de criar uma comunidade cristã perfeita. Geralmente essas tentativas são frustradas, às vezes de forma trágica.

O reino de Deus separado do reino do mundo

Uma segunda tradição, ensinada por Martinho Lutero, vê o reino de Deus e os reinos deste mundo como sistemas distintos e separados. Eles existem paralelamente um ao outro. Lei e poder governam os reinos deste mundo; a Palavra de Deus governa o reino de Deus. Esses dois reinos são ordenados por Deus e, portanto, um deve respeitar o outro.

Os cristãos devem apoiar e orar pelas autoridades seculares como são exortados em Romanos 13.1-6 ou em 1 Timóteo 2.1-2. Mas, em geral, é melhor que fiquem longe da política. Por isso, cristãos apoiaram o governo de Hitler como um agente de Deus, que trazia a lei e a ordem!

 

Por John Collier – – facilitador da Viva Network e foi um dos idealizadores da revista MÃOS DADAS
Origem: Revista Mãos Dadas. Edição 05

 

    WhatsApp chat