Generosidade para nós humanos é sempre um reflexo
A 11ª Campanha Meu Educador Social Cristão chega trazendo reflexões baseadas no tema: “Celebrando a generosidade de Deus comigo, com você e com o nosso meio ambiente”.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. (Tiago 1.17)
→ Leve-me direto aos materiais da Campanha Meu Educador Social Cristão
As coisas boas que Deus nos proporciona são a origem da nossa generosidade. Damos porque recebemos primeiro. Damos daquilo que recebemos. Não dá para darmos o que não temos, não dá para fazer tudo e fazer bem! Nossa generosidade tem limites, a de Deus é infindável. Portanto, todo ato de generosidade nosso é um reflexo da generosidade infinita de Deus. Tudo começa lá. Assim como a luz começa a partir do sol e a luz da lua é apenas o seu reflexo.
Por que celebrar a generosidade de Deus é importante para os educadores sociais que dedicam seu tempo e seu talento em favor de crianças e adolescentes mais vulneráveis? Porque o nosso bolso é raso e, por vezes, encontra-se vazio! Nem sempre é possível dar mais, dedicar mais, escutar mais, cuidar mais. Se a generosidade se origina em Deus, precisamos buscar nele o sustento (inclusive financeiro), a escuta, o consolo, a sabedoria, o ânimo que ele nos prometeu várias vezes. Reabastecidos e revigorados, voltamos a doar de nós mesmos para o nosso próximo!
Celebrar a generosidade de Deus significa cuidar daquilo que ele já nos deu! Foi pensando nisto que incluímos neste guia uma dinâmica especial sobre o cuidado com a Criação e uma chamada para celebrarmos com as crianças e adolescentes a realização da COP 30 de uma forma bem especial.
Celebrar a generosidade de Deus significa praticá-la em todas as áreas de nossa vida. Celebrar a generosidade de Deus é o maior antídoto para a ganância e a avareza tão presentes na nossa cultura e que geram tantos males e sofrimento para crianças e adolescentes mais vulneráveis. A celebração também nos fortalece, nos ajudando a ver o quanto já recebemos de Deus: seu amor, seu cuidado, seu consolo, sua sabedoria, seu socorro!
Vamos celebrar?
Com carinho, e de mãos dadas,
Elsie B. C. Gilbert