Generosidade, o sopro do cuidado de Deus

Generosidade, o sopro do cuidado de Deus

Por Débora Vieira, psicóloga clínica e editora da Rede Mãos Dadas 

 

Olá, família e igreja! Estamos em setembro, mês tão especial onde, em Mãos Dadas, iniciamos as celebrações do Dia do Educador Social (19/09)! Você conhecia esta data tão importante para nós que amamos crianças e adolescentes?! Durante algumas semanas de setembro e outras de outubro fazemos uma campanha de valorização para reconhecer aquele que lida com a nova geração por vocação, por se sentir chamado à causa de vê-los crescer com propósito, saúde e segurança, desenvolvendo a maturidade. Eles estão nas igrejas, nas escolas e nos projetos sociais. Não necessariamente têm uma formação profissionalizada, mas se dedicam muitas vezes como voluntários, entregando o melhor do seu tempo, ideias, ideais e muitas vezes recursos próprios para verem os sonhos da juventude florescendo. 

O tema escolhido por Mãos Dadas para celebrar esse marco especial em 2025 é: “Celebrando a generosidade de Deus: comigo, com você e com o nosso meio ambiente.” Que tema especial! Não só os educadores precisam meditar sobre isso, mas todos nós também! Sabe aquela brisa fresca que chega na sombra, em dia de sol? Aquela pura bondade de Deus? Essa é a generosidade; um fôlego necessário de ser respirado no meio do trajeto, mas que chega quase sem se esperar. O dicionário fala de generosidade como “sacrifício em benefício de outra pessoa; bondade”. Pensar em generosidade é tentar pensar como Deus pensa. E esse será o exercício deste mês. Como podemos, então, olhar para a generosidade pensando naquele que é a fonte de toda ela?  

“Vocês sabem que o nosso Senhor Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que com a sua pobreza vocês se tornassem ricos.” (2 Coríntios 8:9) 

A generosidade de Jesus é abundante e sem fim. Cheio de propósito, entregou-se totalmente para que O conhecêssemos e experimentássemos a verdadeira e abundante vida. E é importante ressaltar: a ação de Cristo não demandou qualquer coisa em troca da nossa parte. Jesus simplesmente se doou – mesmo por aqueles que, Ele sabia, não O escolheriam seguir. Ele se doou totalmente por todo o mundo, apesar de nem todos perceberem. Mas isso não o impeliu: corações e mentes novas foram e são até hoje entregues aos que querem ver, querem crer. Amor sem medida e Graça seguem sendo derramados também aos que dizem não. E Ele se basta em Seu amor. 

Vamos meditar, como os educadores foram convidados a fazer nesta semana: 1) O que vem ao seu coração quando você pensa em Jesus? 2) É fácil ser alvo de sua generosidade sem fim? 3) Admirar seus atos, sua bondade tão grande, causa o que em seu coração? 

Essa reflexão é importante porque, não é raro encontrarmos pessoas que se doam muito, como é o caso de educadores (mesmo os cristãos!) dedicados, com dificuldade de parar para respirar e contemplar a beleza do amor recebido por Cristo. Por isso hoje, por um instante, tente pausar também. Medite sobre você ser o alvo dessa generosidade sem limites do Senhor. É mérito Dele; Ele conquistou sua vida para que seja abundante, cheia de significado e alegria renovados, mesmo nos vales escuros. Ele está! A Paz Dele pode reinar! 

Meditação final: Quais áreas da minha vida tenho tido dificuldade em permitir que sejam alcançadas pelo sopro do cuidado do Senhor?

Veja nosso Guia do MESC 2025 e já comece a se inspirar! Vamos juntos!  

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *