Notícias Da Rede Mãos Dadas
Rede Mãos Dadas: revisões e descobertas
O ano 2011 marca a história da Rede Mãos Dadas como aquele em que a rede mudou de casa. Como toda mudança, esta implica uma série de revisões e descobertas.
Veja o que Deus nos permitiu realizar juntos desde a publicação de Mãos Dadas edição 26, em março de 2011!
A Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) lidera a Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente no Turismo, que durará até a Copa 2014.
Mãos Dadas Em Rede
Editorial
Para toda criança, uma família
Primeiro, uma pergunta básica — O que é a família? Ela é…
Perfil
Sueli: amor e alegria capazes de driblar uma vida dura
O pastor Lineu Wutzke, atual diretor executivo do Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda, conta que Sueli Pinheiro, 50 anos, muito embora sem condições de constituir uma família ou viver independentemente como adulta, toca a todos que a conhecem com alegria, entusiasmo e generosidade.
Boa Pergunta!
Por que Deus não deixa a gente voltar para casa?
Pergunta de um menino abrigado na Casa Lar Betânia, em Araçariguama, SP.
Da Boca dos Pequeninos…
Da boca dos pequeninos
Trechos de redações do concurso Compaixão pelas Crianças com Fome, realizado em 2006. Poderiam participar do concurso crianças que cursavam até a quinta série do Ensino Fundamental.
Pastoral
Pai, meu Pai
Os três incidentes abaixo aconteceram na mesma semana e talvez por isto chamaram minha atenção: O primeiro aconteceu na Oficina de Famílias, quando um dos pais expôs para o grupo sua resposta à pergunta: O que uma família deve fazer para viver saudável e feliz?.
Relatos De Esperança
O problema: catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro
Os deslizamentos e enchentes que assolaram as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e localidades vizinhas, matou mais de 1 mil pessoas em janeiro de 2011. Além das mortes foram registrados pelo menos 9 mil desabrigados e 20 mil desalojados. Em alguns casos, famílias inteiras desapareceram.
Capa
Para toda criança, uma família
Nem todas as crianças e adolescentes cujo vínculo familiar foi enfraquecido ao ponto de quase inexistir vivem nas ruas. Muitos passam o dia na rua e voltam para casa à noite.
A conta que a matemática não consegue resolver
De um lado, pais e mães em potencial… do outro, crianças e adolescentes aguardando uma família.
O caminho para as ruas: como uma criança se perde de sua família
Para que uma criança chegue a viver nas ruas há um caminho a percorrer no qual ela é levada a transpor alguns muros de proteção. Da rua, se não houver um resgate, o caminho continua rumo às drogas, atividades ilícitas e autodestrutivas, doenças, violência e morte!
Adoção tardia: desafios e recursos da família adotiva
Adotar uma criança mais velha é uma escolha corajosa e generosa, uma vocação que precisa ser assumida de forma consciente, buscando recursos para o desafio de ser instrumento de cura e restauração.
Boas Práticas
Boas Práticas na Abordagem de Rua
A ajuda ao próximo é uma forma de expressão da fé cristã, é também uma característica marcante daqueles para quem fé e obras são inseparáveis. Ao longo dos anos, ações em favor dos necessitados têm sido marcadas pelo auxílio emergencial.
No Brasil, são 3 igrejas evangélicas para cada criança em situação de rua
Há hoje pelo menos 23.973 crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil. Este levantamento foi feito em 75 cidades abrangendo todas as capitais e cidades com população superior a 300 mil habitantes.
Guia Prático
Nenhuma criança morando na rua
Mudar o quadro da infância e adolescência em situação de rua é um desafio que exige de todos nós disponibilidade e paciência e a ação efetiva de Conselhos Tutelares (CT), Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS). Veja a seguir o que você pode fazer diante de algumas situações.
De Púlpito Para Púlpito
Carta para pastores que gostam de crianças…
Meu nome é Giovana e tenho 12 anos. Moro em Manaus e sou membro da Igreja Batista União. Eu gosto muito da minha igreja, e você sabe por quê? Porque a igreja é o lugar onde eu encontro meus amigos e irmãos em Cristo para louvar ao Senhor e aprender mais sobre ele e seu amor.
Igreja Amiga
Igreja também faz boas obras no anonimato…
Talvez o Paulo não saiba, mas sua reintegração na família teve a ajuda fundamental da Igreja Batista do Rio Doce.
Mãos Na Massa
O que pensamos da nova Lei de Adoção
O que seria melhor para a criança abrigada?
Cartas
Cartas
Graça e paz da parte de nosso gracioso e poderoso Deus! (…)
Roteiro De Estudo
Roteiro de estudo desta edição
O roteiro a seguir foi elaborado para ser usado nas reuniões de equipe dos projetos sociais. Siga as orientações e você terá uma reunião muito especial!
Tudo A Ver
A Doce Ação
Cada um dos parceiros da Rede Mãos Dadas tem algo importante a adicionar na luta em favor da criança. Com relação ao tema de capa desta revista destacamos aqui um livro publicado pela Editora Esperança.